quinta-feira, 10 de maio de 2012

A VERDADEIRA AMIZADE



a poda por maior dor que causar, nos fará saborear deliciosos frutos de uma árvore bela, imponente e verdadeira.

         A amizade verdadeira é uma das maiores virtudes que o ser humano é capaz. Digo amizade verdadeira correndo o risco de ser redundante, pois subtende-se que amizade por si só é verdadeira. Contudo, vivemos em um mundo relativamente relativizado onde as virtudes me são cabíveis apenas se me agradarem. Por isso uso o termo "Amizade Verdadeira"! Se a amizade não for verdadeira, ela será tudo, menos amizade.
         É fácil perceber que as amizades estão se transformando em negócios, em consórcio. Esta virtude, a amizade, está além de qualquer relação de trocas, está muito além de um contato de interesses próprios. Não se deve consolidar uma amizade apenas através de relações afetivas agradáveis, sem dúvidas elas devem existir, e muito mais do que existir elas devem prevalecer nos relacionamentos, mas a amizade também é construída através de situações frustradas e frustradoras.
         A amizade existe para nos ajudar a crescer, e esse crescimento engloba muitos aspectos, contudo, a sua finalidade ultima é a satisfação do sujeito, da pessoa, do amigo. Essa satisfação precisa ser geral, por isso pode acontecer de algo não me fazer sentido agora, mas o prazer virá com o tempo, e só então compreenderemos. por isso o termo Um amigo verdadeiro não é aquele que me diz coisas que me agradam ou me trazem satisfação, mas diz aquilo que é preciso e melhor, mesmo que desagradável. Contudo, há uma grande diferença entre os desagradáveis e os amigo, as implicações de nossos amigos, mesmo que desconfortantes ou cheias de advertência, são cheias de amor, doçura. Atenção e cuidado, isso porque a finalidade da observação é fazer a pessoa crescer. Portanto, não tenhamos medo de ajudar nossos amigos a crescerem, pois a poda por maior dor que causar, nos fará saborear deliciosos frutos de uma árvore bela, imponente e verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário