O
nome que vem após ao de Agostinho, entre os pensadores referentes a Idade
Média, é o de Dionísio, ou Pseudo-Dionísio. Se o argumento de Agostinho
baseia-se no círculo cultural latino, o de Dionísio baseia-se no círculo
cultural grego. Dionísio,
que escreveu um conjunto de escritos denominado corpus dionysiacum, apresenta uma síntese do neoplatonismo tardio,
baseando-se nas ideias de Próclo, sobretudo a ideia do êxtase, que une a
criatura ao criador, e que é essencialmente a mesma ideia plotiniana da união
na alma com o Uno. O
pensamento de Dionísio se expõe em contínua tensão dialética. De um lado está a
teologia afirmativa, que no meu ponto de vista, pode ser uma ideia hierarquizada;
pois nomeia Deus com os nomes que são acessíveis a razão e que são dados pela
revelação, como, Deus é, Deus é unidade e tríade; Deus é ser, vida e sabedoria;
Deus como ser, deixa e faz ser todo o ente; Deus como sabedoria, ilumina e
constrói todo o inteligente. E ainda apresenta Deus usando metáforas, usando
nomes que são acessíveis ao discurso comum, como dizer que Deus é vento, é
água, é fogo, etc. que no meu ponto de vista é um processo emanente. E do outro
lado ele expõe a teologia negativa, não afim de negar à Deus, mas afim de
reafirmá-lo. Conceituar Deus é uma forma de limitá-lo, por isso a teologia
negativa de Dionísio propõe um retorno a Deus a partir da ideia de que Deus não
é nada sensível; também não é nada daquilo que nos é inteligível, pois
transcende tudo, tanto o sensível, quanto o inteligível. Seria uma imanação? Contudo,
nenhuma das duas teologias farão sentido fora da teologia mística, ou seja,
elas se encontram na experiência da busca da união amorosa com o Divino. Deus é
a causa, o princípio, a essencia e a vida de tudo. Deus é o fundamento do ser
de todos os entes, um fundamento sem fundo, que se retrai e se retira do
horizonte do ser, à medida que transcende o próprio ser. Ele não é nada daquilo
que existe e não pode ser conhecido em qualquer uma das criaturas, apesar de
tudo o que existe ser uma semelhança Dele.
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