quarta-feira, 3 de abril de 2013

Páscoa Juvenil Salesiana




Jovens de Brasília Celebram a Páscoa com atividades de convivência e reflexão

A semana santa foi vivida de forma especial para muitos jovens da capital federal com a celebração, no Santuário Dom Bosco e no Colégio Dom Bosco de Brasília, da Páscoa Juvenil Salesiana. O evento consiste em proporcionar aos jovens momentos de convivência e reflexão sobre a Páscoa, momentos estes, pautados na alegria e no estilo de vida salesiano.

Centenas de jovens, do Santuário e do Colégio, estiveram presentes nas atividades que foram realizadas desde o sábado (23/03) até a segunda de páscoa (01/04). Momentos como celebrações penitenciais, confissões, missas, encontros de jovens, partilhas de vida, louvor, vigília e adoração serviram de alimento espiritual para que fossem realizados os gestos concretos de vida e doação. Esses gestos levaram os participantes a viver uma páscoa autêntica, onde puderam presenciar a ressureição de Jesus no olhar de pessoas que necessitavam de maior cuidado e atenção.

O Grupo de Jovens Levanta-te, por exemplo, muito se empenhou para a realização do evento demonstrando a força do protagonismo juvenil. Os jovens participantes destacaram alguns momentos fortes desta semana, que, para eles, foram essenciais para bem viverem a ressureição de Jesus. “A Celebração penitencial e as Confissões muito nos ajudaram a perceber nossas limitações humanas e alcançarmos a Misericórdia de Deus”.

Na sexta-feira da Paixão do Senhor a Comunidade Católica Shalom apresentou uma Via-Sacra que levou todos os presentes a um profundo e íntimo momento de oração e encontro com o Senhor. “O Olhar do Cristo atravessou a minha alma e eu pude ouvir a voz dele no meu coração” – destacou uma das jovens participantes.

No sábado à tarde os jovens organizaram uma visita às famílias que vivem em uma pequena invasão no Setor de Indústrias Automotivas (SIA). São dezessete famílias vindas de outros estados, a maioria fugindo da seca no nordeste, que vivem em barracos de lona em situação precária e desumana à procura de condições melhores de vida e dignidade. Foi realizado um pequeno oratório com as crianças, aconselhamento e orientações aos adultos, e no fim foram distribuídas cestas básicas e materiais de higiene para as famílias, bem como doces e chocolates para as crianças. Alguns jovens, após esta atividade, disseram: “Agora eu consigo ver quais são as verdadeiras chagas de Cristo! Hoje eu entendo o porquê de todos os anos nós vivermos a quaresma e lembrarmos a dor de Jesus. Jesus ressuscitou, venceu a morte, mas as suas chagas continuam abertas. A minha vida nunca mais será a mesma!”

O evento teve a sua conclusão com as celebrações de Páscoa no domingo (31) e segunda-feira (01), ambas presididas pelo Pe. Jonathan no Santuário Dom Bosco. A organização do Evento em Brasília ficou a cargo do Pe. Jonathan, S. Denis Dutra, Giovani (Pré-Noviço), Gabriel (Aspirante) e Grupo de Jovens Levanta-te

Nenhum comentário:

Postar um comentário