terça-feira, 4 de setembro de 2012

O valor de uma amizade


Hoje encontrei-me a refletir sobre o valor de uma amizade, daí pensei, quanto custa um amigo? Quantos fundo-fixos eu teria que economizar para adquirir uma amizade verdadeira? Quantos investimentos, aplicações? Estou sendo muito capitalista ao tentar comparar uma amizade com um investimento ou um fundo monetário. Posso então tomar a liberdade e pensar assim, quanta coisa da vida particular eu teria que deixar de fazer para construir uma amizade? Quantas vezes eu teria que deixar de ser "eu" para dedicar-me ao "outro"? Pensando assim percebi o quanto somos egoístas e buscamos amizades que nos fazem apenas desfrutar das coisas que nos interessam. Somos tolos quando não percebemos que um único amigo vale mais que toda a nossa vida, e que quem foi capaz de encontrá-lo encontrou um tesouro de inestimado valor. As vezes passamos a vida inteira e só no final dela percebemos que vivemos e não convivemos, percebemos que nos fizemos felizes, mas não permitimos que alguém nos fizesse feliz, ou melhor, descobrimos que não fizemos o "outro" feliz. Pior é quem acha que a felicidade é individual, solteira, isolada. A felicidade é coletiva, é comunitária, é conjugal. No final de tudo só chego a uma conclusão, não sou capaz de entender nem sequer compreender o real valor de uma amizade, pois a quem foi concedida tamanha graça não importa fundo fixo, investimento, capital de giro, tempo perdido, mas a vida inteira que alguém o fez feliz de forma recíproca. E no final das contas percebemos que o que realmente vale a pena é ter um amigo e ser amigo de alguém. E a vida apenas nos fará sentido quanto tivermos com quem partilha-la. Pense nisso! Um abraço amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário