terça-feira, 25 de outubro de 2011

ADOLESCENTE


A juventude tem mil ocupações. 
Estudamos gram tica até ficar zonzos. 
A mim
 
me expulsaram do quinto ano
 
e fui entupir os cárceres de Moscou.
 
em nosso pequeno mundo caseiro
 
brotam pelos divãs
 
poetas de melenas fartas.
 
Que esperar desses líricos bichanos?
 
Eu, no entanto,
 
aprendi a amar no cárcere.
 
Que vale comparado com isso
 
a tristeza do bosque de Boulogne?
 
Que valem comparados com isto
 
suspiros ante a paisagem do mar?
 
Eu, pois,
 
me enamorei da janelinha da cela 103
 
da "oficina de pompas fúnebres".
 
Há gente que vê o sol todos os dias
 
e se enche de presunção.
 
"Não valem muito esses raiozinhos"
 
dizem.
 
Eu, então, por um raiozinho de sol amarelo
 
dançando em minha parede
 
teria dado todo um mundo.
Vladímir Maiakóvski 

Nenhum comentário:

Postar um comentário